Marketing de Conteúdo como ferramenta para escrever melhor

Ter o domínio da língua portuguesa e saber escrever bem sempre foram fatores importantes para as empresas na hora de contratar profissionais.

Hoje, as organizações usam essa habilidade para atrair e estreitar as relações com o público-alvo, criando conteúdo de qualidade.

A publicidade em geral, por exemplo, os anúncios, são ferramentas tradicionais ainda muito efetivas, mas com as mudanças no perfil do consumidor, a regra geral é nada de conteúdo impessoal, eles querem encontrar produtos que atendam as necessidades e uma comunicação próxima. Tudo personalizado!

As empresas que mais investem em criação de conteúdo são do segmento de tecnologia, também conhecidas como startups. Como o sucesso depende muito da sua performance no meio digital, os empreendedores sabem que antes de vender, é fundamental oferecer informações sobre os produtos e serviços.

As ferramentas mais utilizadas por quem está atento ao conteúdo online são: blogs, newsletter e mídias sociais. A intenção é ser amigável e didático, afinal, nem sempre os consumidores tem informações atualizadas sobre o segmento.

A estratégia de blogs permite que a empresa tenha a liberdade de criar novas formas de informar – utilizando uma linguagem mais casual e divertida, dependendo do tipo de público. Por exemplo Agente Imóvel, uma empresa relacionada à venda de imóveis na internet, atualiza o conteúdo do blog com informações sobre compra e venda de casas e apartamentos, dicas de decoração e chama atenção até mesmo de corretores de imóveis. As informações ajudam a sanar dúvidas de compradores de forma simples.

A construção do texto, sem erros e objetivo, traz credibilidade ao conteúdo das organizações, abrindo portas para que o cliente volte mais vezes e tenha aquela marca como fonte confiável.

Nós que estudamos e valorizamos a língua portuguesa devemos estar atentos não apenas ao seu uso correto, mas a sua relação com cada meio. Blogs seguem uma linguagem bem diferente de outros sites, por exemplo. E quem comunica em diversas plataformas precisa saber como se expressar em artigos de 500 palavras ou conquistar seguidores em 140 caracteres.

Conteúdo é o Rei

Aqui no blog demos dicas de estilos que ajudam a escrever melhor. Encontre a maneira mais eficiente de comunicação com o seu cliente e use o apoio das redes sociais, ferramenta de comunicação direta com os consumidores e seguidores da marca.

Você gosta de ler? Sempre passa naquela livraria legal e fica horas namorando vários livros, mas às vezes, por falta de dinheiro acaba não comprando nada?

Então aproveite o fim do ano e as enormes promoções de livros do Submarino para comprar aquela obra que seus amigos tanto falam!

O blog Lendo.org acaba de publicar a lista dos 10 livros mais vendidos de 2009, não deixe de conferir e escolher o seu! Entre os títulos estão:

E se você quer dar um presente para aquela pessoa especial, mas não sabe o que dar, confira essa página que ajuda você escolher o presente ideal conforme os gostos de quem você quer presentear.

Desejo um feliz Natal a todos os leitores do blog e um ano de 2010 de muito estudo e realizações!

Tem gente que fala dos erros de português nesse tipo de placa. Eu prefiro prestar atenção na riqueza de possibilidades que o nosso português oferece.

Tudo bem, o post é pra rir mesmo :)

Placa com erros de português
Placa com erros de português
Placa com erros de português
Placa com erros de português
Placa com erros de português
Placa com erros de português

Placa com erros de português

Placa com erros de português

Placa com erros de português

Placa com erros de português

Placa com erros de português

Placa com erros de português

Placa com erros de português

Placa com erros de português

Placa com erros de português

Placa com erros de português

Placa com erros de português

Placa com erros de português

Acordo Ortográfico em Quadrinhos - Clique para aumentar

Acordo Ortográfico em Quadrinhos - Clique para aumentar

Encontrei no blog Bloguetando Educação, do Fernando Antonio, várias tirinhas que abordam o assunto da Reforma Ortográfica. A mais engraçada, na minha opinião, é essa que está acima, mas há várias outras.

Acesse o blog do Fernando e veja os demais quadrinhos.

Eis aqui um programa para resolver o problema da falta de autoconfiança do brasileiro na sua capacidade gramatical e ortográfica. Em vez de melhorar o ensino, vamos facilitar as coisas, afinal, o português é difícil demais mesmo. Para não assustar os poucos que sabem escrever, nem deixar mais confusos os que ainda tentam acertar, faremos tudo de forma gradual.

Primeiro ano

No primeiro ano, o “Ç” vai substituir o “S” e o “C” sibilantes, e o “Z” o “S” suave. Peçoas que açeçam a internet com freqüênçia vão adorar, prinçipalmente os adoleçentes. O “C” duro e o “QU” em que o “U” não é pronunçiado çerão trokados pelo “K”, já ke o çom é ekivalente.

Iço deve akabar kom a konfuzão, e os teklados de komputador terão uma tekla a menos, olha çó ke koiza prátika e ekonômika.

Segundo ano

Haverá um aumento do entuziasmo por parte do públiko no çegundo ano, kuando o problemátiko “H” mudo e todos os acentos, inkluzive o til, seraum eliminados.
O “CH” çera çimplifikado para “X” e o “LH” pra “LI” ke da no mesmo e e mais façil..

Iço fara kom ke palavras como “onra” fikem 20% mais kurtas e akabara kom o problema de çaber komo çe eskreve xuxu, xa e xatiçe.

Da mesma forma, o “G” ço çera uzado kuando o çom for komo em “gordo”, e çem o “U” porke naum çera preçizo, ja ke kuando o çom for igual ao de “G” em “tigela”, uza-çe o “J” pra façilitar ainda mais a vida da jente.

Terceiro ano

No terçeiro ano, a açeitaçaum publika da nova ortografia devera atinjir o estajio em ke mudanças mais komplikadas serão poçiveis. O governo vai enkorajar a remoçaum de letras dobradas que alem de desneçeçarias çempre foraum um problema terivel para as peçoas, que akabam fikando kom teror de soletrar..

Alem diço, todos konkordaum ke os çinais de pontuaçaum komo virgulas dois pontos aspas e traveçaum tambem çaum difíçeis de uzar e preçizam kair e olia falando çerio já vaum tarde.

Quarto ano

No kuarto ano todas as peçoas já çeraum reçeptivas a koizas komo a eliminaçaum do plural nos adjetivo e nos substantivo e a unificaçaum do U nas palavra toda ke termina kom L como fuziu xakau ou kriminau ja ke afinau a jente fala tudo iguau e açim fika mais faciu.

Os karioka talvez naum gostem de akabar com os plurau porke eles gosta de falar xxx nos finau das palavra mas vaum akabar entendendo.

Os paulista vaum adorar. Os goiano vaum kerer aproveitar pra akabar como D nos jerundio mas ai tambem ja e eskuliambaçaum.

Quinto ano

No kinto ano akaba a ipokrizia deçe kolokar R no finau dakelas palavra no infinitivo ja ke ningem fala mesmo e tambem U ou I no meio das palavra ke ningem pronunçia komo por exemplo roba toca e enjenhero e de uzar O ou E em palavra ke todo mundo pronunçia como U ou I, i ai im vez di çi iskreve pur ezemplu kem ker falar kom ele vamu iskreve kem ke fala kum eli ki e muito milio çertu ?

os çinau di interogaçaum i di isklamaçaum kontinuam pra jente çabe kuandu algem ta fazendu uma pergunta ou ta isclamandu ou gritandu kom a jenti e o pontu pra jenti sabe kuandu a fraze akabo.

Naum vai te mais problema ningem vai te mais eça barera pra çua açençaum çoçiau e çegurança pçikolojika todu mundu vai iskreve sempri çertu i çi intende muitu melio i di forma mais façiu e finaumenti todu mundu no Braziu vai çabe iskreve direitu ate us jornalista us publiçitario us blogeru us advogado us iskrito i ate us pulitiko i u prezidenti. Olia ço ki maravilia!

Fonte: Uninter.com – Revista Eletrônica. Texto completo em Ei… espera! Estamos falando da mesma coisa?

Quer receber mais dicas de português e ainda meu livro
Como Escrever com Clareza?
Deixe seu e-mail abaixo:
Maravilha!
Verifique seu e-mail agora
Fechar

Chega de passar vergonha com ERROS DE PORTUGUÊS

Receba as dicas e macetes do prof. André Gazola em seu e-mail e nunca mais seja "O ANALFABETO" entre seus amigos.

Seu e-mail nunca será divulgado