A relação do conhecimento do português na aprendizagem de outro idioma

A crescente globalização da economia mundial e as privatizações que têm ocorrido na América Latina nos últimos anos são um alerta para que profissionais brasileiros e hispano-americanos de todas as áreas procurem adquirir o mais rápido possível a capacidade de comunicação em diferentes idiomas, principalmente inglês e espanhol.

Além do Mercosul, que já é uma realidade, temos ao longo de toda nossa fronteira um enorme mercado, tanto do ponto de vista comercial como cultural. Porém, esse mercado não fala o nosso idioma. Com a exceção de três pequenos enclaves não hispânicos no extremo norte do continente (a Guiana, o Suriname e a Guiana Francesa), todos os outros países desse mercado falam espanhol.

Mais além da América do Sul, temos a América Central e o México, onde também predomina o idioma espanhol. Se quisermos, portanto, interagir devidamente com esse gigantesco mercado, teremos que aprender a língua e cultura dos nossos vizinhos hispano-americanos em escolas de idiomas como este curso de espanhol em Brasília.

Uma das principais dificuldades que muitos brasileiros encontram em sua adaptação nos Estados Unidos ou em países Hispânicos é aprender inglês ou espanhol. A grande maioria vem com um conhecimento bastante precário da língua e tem dificuldades em se comunicar efetivamente por muito tempo. O domínio do idioma inglês ou espanhol é essencial para o sucesso do imigrante brasileiro nos Estados Unidos ou em outros países e por isso deve ser uma prioridade da lista de afazeres desses brasileiros.

“Mas para que o estudante possa ter um rendimento superior no aprendizado de outros idiomas, será preciso que ele entenda bem o idioma português, o seu idioma nativo, pois a maioria das estruturas gramaticais, verbos, substantivos, adjetivos, vocabulários de outros idiomas estão muito correlacionados entre si”, ensina uma coordenadora do curso de inglês em Manaus.

Presente, passado, futuro, pronomes eu, tu, ele, verbos amar, falar e etc. estão presentes em todos os idiomas de norte a sul, de leste a oeste. Quanto mais você dominar o idioma português, quanto mais você aprender a falar corretamente o seu idioma nativo, maiores serão as chances de você brilhar no aprendizado de outros idiomas como inglês e espanhol.

Você gostou deste post?


Uma resposta

  • Raimundo Irineu

    Olá Prof, gostei muito do site (ou blog?)!
    Ele está me ajudando muito, mas tenho várias dúvidas ainda. Estou escrevendo um texto e gostaria de saber se eu poderia lhe mandar uma cópia dele por e-mail. Estou trabalhando nele há bastante tempo e, depois de algumas críticas e várias melhorias, creio que ele está pronto.
    Devido às críticas, estou um tanto (bastante) inseguro quanto à qualidade e, se for preciso, gostaria de dicas sobre o que ainda necessito melhorar… Enfim, se não for muito incômodo (ele é razoavelmente longo)…
    Agradeço previamente e até!
    PS: Meu e-mail está um pouco lotado e, portanto, se der para o Sr. responder aqui mesmo, agradeceria muito…



Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber mais dicas de português e ainda meu livro
Como Escrever com Clareza?
Deixe seu e-mail abaixo:
Maravilha!
Verifique seu e-mail agora
Fechar

Chega de passar vergonha com ERROS DE PORTUGUÊS

Receba as dicas e macetes do prof. André Gazola em seu e-mail e nunca mais seja "O ANALFABETO" entre seus amigos.

Seu e-mail nunca será divulgado