Cada vez mais a escrita é uma ferramenta essencial na vida profissional de qualquer pessoa. Seja você de qualquer área, sempre será necessário escrever relatórios, orçamentos, análises de mercado, artigos científicos ou de opinião, ou ainda um simples e-mail para o chefe.

Aqui no Português Fácil existem vários artigos publicados que podem ajudar você a melhorar sua escrita, entre eles:

E vários outros.

No entanto, muitas pessoas andam pedindo recomendações de algo mais, algo como um curso para aprender escrever melhor, algo que seja on-line e que ajude a desenvolver ainda mais essa habilidade tão importante na vida de qualquer pessoa, acadêmico ou não.

Em minhas pesquisas, acabei encontrando o Curso de Escrita e Redação do Portal Cursos 24 horas.

No primeiro momento, fiquei desconfiado sobre a qualidade do mesmo, afinal cursos à distância sempre me deixaram com um pé atrás. Porém, como o valor investido seria bem baixo (R$35), resolvi fazer o teste.

Minha surpresa foi grande quando percebi que estava aprendendo coisas que nem mesmo na faculdade de Letras tive a oportunidade! Como escolher as palavras certas, formatação e estrutura dos parágrafos, objetividade e concisão e questões de ambiguidade são alguns dos temas com os quais tive contato e que não conhecia em profundidade.

Evidentemente, como egresso de Letras, também teve muita coisa que eu já sabia, como tipologias e gêneros textuais, tipos de linguagem, questões gramaticais e estrutura das orações. Porém, de qualquer forma, foi bom relembrar todos esses conceitos que vi na faculdade com dezenas de exemplos, dicas e exercícios bem interessantes.

O ambiente de aprendizagem do site é muito bom e rico em conteúdo. Como exemplo, posso citar que ao longo do curso contei com aulas em vídeo, uma apostila muito bem organizada e auxílio integral de um professor que corrigia os exercícios e tirava dúvidas, além de indicar uma bibliografia complementar muito boa.

Ao final do curso, recebi em poucos dias, na minha casa, o certificado, que é válido em todo o Brasil e pode ser utilizado para completar horas em atividades extra-curriculares exigidas em faculdades, contar como atividades em concursos públicos ou simplesmente constar no currículo. Não é todo mundo que pode dizer que fez um Curso de Escrita e Redação.

Enfim, um curso que eu recomendo muitíssimo, principalmente por ser bem barato — apenas R$35,00 e nada mais! Agora já estou dando uma olhada nos demais cursos do site para ver se algum é do meu interesse.

Quem sabe você também não encontra algo legal por lá? Depois volte aqui e conte sua experiência!

Tabela de regras do uso do hífen

Demorei, mas finalmente atualizei nossa tabela com as regras de uso do hífen conforme o Acordo Ortográfico. Usem e abusem.

Antes de começar o Português? É fácil! eu já tinha outro blog: o Lendo.org. Ao longo do tempo, escrevi vários textos por lá que podem ajudar a melhorar sua escrita.

Quer aprender ainda mais sobre como escrever melhor? Invista em sua carreira e faça o curso online de Redação e Escrita, um dos melhores do Brasil!

Para quem não conhece, aqui vai a lista com os links para os textos:

  • 27 dicas para escrever bem: Bem conhecidas pela internet, essas dicas usam o recurso da contradição para causar efeito. É muito engraçado e instrutivo.
  • 15 exercícios para melhorar sua escrita: A escrita não é um dom divino. Para melhorar é preciso praticar. Aqui tem alguns exercícios bem interessantes.
  • 12 exercícios para melhorar seus diálogos: Mais exercícos, esses para melhorar os diálogos entre os personagens da sua história.
  • Como escrever e pensar com maior clareza e aprender mais facilmente: Para escrever bem, é preciso pensar bem. Mas como organizar suas idéias?
  • O Processo de Escrita: Planejamento: Aprenda a planejar seu texto antes de começar escrever.
  • O Processo de Escrita: Rascunho: Como escrever o primeiro rascunho de uma idéia.
  • O Processo de Escrita: Revisão: Como revisar seu texto e eliminar erros básicos.
  • O Processo de Escrita: Edição: A edição envolve principalmente os aspectos estéticos do texto — tipo de fonte, cores, etc.
  • Como escrever uma resenha: A clássica resenha, sempre pedida na faculdade, mas sem nenhuma instrução sobre como escrevê-la. Esse texto é referência.
  • As 4 qualidades essenciais de um texto: As 4 qualidades que todo texto deve ter para ser considerado bom.
  • 16 conselhos Borgeanos sobre como NÃO escrever: O grande escritor Jorge Luis Borges dá valiosos conselhos que devemos evitar na hora de escrever.
  • 10 formas de escrever um primeiro parágrafo sedutor: O primeiro parágrafo é o seu cartão de visitas. É muito fácil perder um leitor por causa de um início de texto ruim. Aprenda a evitar isso.
  • Como escrever um conto: O conto é um dos gêneros literários mais difíceis, segundo vários autores. Aqui você encontra algumas dicas sobre como escrevê-lo.
  • Como escrever argumentos fortes: Uma teoria interessante sobre os níveis de argumentação, muito válida tanto para textos quanto para fala.
  • Verbos no infinitivo e pronomes átonos: como acentuar?: Uma regra de acentuação bem útil para não errar mais nos casos de “ajudá-lo”, “mantê-lo” ou “bani-lo”.

Na terceira parte do nosso Guia para escrever bem, mais alguns princípios gerais que devemos seguir ao redigir um texto. Não deixe de ler as partes anteriores:

Quer aprender ainda mais sobre como escrever melhor? Invista em sua carreira e faça o curso online de Redação e Escrita, um dos melhores do Brasil!

8 Princípios que vão ajudá-lo a prender a atenção do leitor (ou ao menos não matá-lo de tédio)

  1. Use sempre a mesma pessoa do discurso (primeira pessoa, terceira pessoa etc.), o mesmo tempo verbal (passado, presente, futuro) e o mesmo tom (casual, humorístico, irônico).
  2. Nunca se torne prisioneiro de um plano ou roteiro. Apesar de sempre traçar planos, meus melhores textos sempre desviaram do roteiro inicial.
  3. Não guarde boas idéias para depois.
    1. Não deixe algo que parece bom para um momento posterior. Use agora! O impulso em guardar uma idéia para um lugar melhor, mais tarde, é um sinal de que isso deve ser usado agora. Mais tarde, algo ainda melhor vai aparecer.
  4. Não explique demais.
    1. Não perturbe seus leitores  dizendo algo que com certeza eles já sabem ou podem deduzir. Tente não usar palavras ou expressões como “surpreendentemente”, “previsivelmente”, e “é claro”. Elas dão valor a um fato antes que o leitor saiba sobre o fato.
  5. Depois de cada frase, pergunte a si mesmo “o que o leitor gostaria de saber agora?“.
  6. Use a língua padrão, pontuação correta, sem esquecer das maiúsculas.
  7. Torne sua escrita interessante.
    1. Encontre um modo de tornar seu texto um entretenimento. Normalmente isso significa dar ao leitor uma boa surpresa. Há vários recursos para tornar um texto interessante: humor, piadas, paradoxos, uma citação inesperada, um fato poderoso, um detalhe bizarro, uma organização elegante ou criativa das palavras. Esses detalhes são os que caracterizam seu estilo. Quando dizemos que gostamos do estilo de um escritor, o que dizemos é que gostamos do modo como ele se expressa no papel.
  8. Aprenda a descrever lugares. Pessoas e lugares são os dois principais pilares de um texto.

Dando continuidade ao nosso Guia para escrever bem, vamos analisar alguns princípios gerais.

Chegou agora? Não está acompanhando?

Quer aprender ainda mais sobre como escrever melhor? Invista em sua carreira e faça o curso online de Redação e Escrita, um dos melhores do Brasil!

10 Princípios gerais para você escrever melhor

  1. Seja você mesmo. Não altere sua escrita por causa do assunto. Relaxe e escreva com confiança e de uma forma simples e natural. Às vezes, isso vai significar ter que descartar alguns primeiros parágrafos, até que você comece a escrever naturalmente. Lembre-se nunca diga nada escrevendo se você não diria isso, sem problemas, numa conversa. Quando possível, use a primeira pessoa do discurso (Eu) — geralmente torna o texto mais natural.
  2. Escreva para você mesmo — é isso que vai deixar o texto interessante para o leitor.
  3. Escreva de uma forma humana e amistosa (isso não significa ter que concordar com tudo).
  4. Não use palavras desnecessárias. Escreva simples. Não use palavras só por “estilo”.
    1. Uma frase não deve conter palavras desnecessárias, e um parágrafo não deve conter frases desnecessárias, pela mesma razão que um desenho não deve ter linhas desnecessárias e uma máquina não deve ter peças desnecessárias.
    2. Resuma cada frase em seus componentes mais simples. Cada palavra sem função, cada palavra longa que deveria ser curta, cada advérbio que carrega o mesmo significado que já está no verbo, cada forma passiva que deixa o leitor incerto sobre quem está fazendo o quê — essas são as mil e uma adulterações que enfraquecem a força da frase.
    3. Frases rebuscadas e difíceis de entender, além de serem entediantes, geralmente causam náusea.
  5. Seja claro. Escrita clara vem de um pensamento claro. Conheça lógica, retórica e, claro, o seu assunto.
    1. Lembre-se disso: um livro bem escrito com argumentos ruins será mais influente que um livro mal escrito com intermináveis parágrafos de texto sem vida. Lembre-se disso também: Textos sem vida vêm de mentes sem vida
    2. Bons escritores escrevem de uma forma que alguém poderá lê-lo em voz alta e mesmo assim entenderá sua mensagem. Escritores ruins precisam ser estudados, relidos e ponderados.
  6. Evite palavras decorativas.
    1. “Nunca use uma palavra longa quando existe uma curta que faça o mesmo trabalho” (George Orwell)
  7. Escreva como se estivesse morrendo. Isso mesmo. Imagine que você está escrevendo para leitores que são pacientes terminais. O que você escreveria se soubesse que iria morrer logo? O que você diria para uma pessoa que está morrendo e não tem tempo de ficar ouvindo coisas banais?
  8. Respeite as palavras e seus significados. Use o dicionário para qualquer palavra que você tiver dúvida quanto ao significado.
  9. Fale sobre uma pessoa, não sobre pessoas. Especificidade atrai interesse.
  10. Preste atenção nas suas metáforas — o que você quer comunicar com elas?
Quer receber mais dicas de português e ainda meu livro
Como Escrever com Clareza?
Deixe seu e-mail abaixo:
Maravilha!
Verifique seu e-mail agora
Fechar

Chega de passar vergonha com ERROS DE PORTUGUÊS

Receba as dicas e macetes do prof. André Gazola em seu e-mail e nunca mais seja "O ANALFABETO" entre seus amigos.

Seu e-mail nunca será divulgado