Gramática Escolar da Língua Portuguesa, de Evanildo Bechara

Escrito por em Gramática

Em um post anterior, no qual falamos da Moderna Gramática Portuguesa, de Evanildo Bechara, atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico, várias pessoas solicitaram a indicação de uma gramática que fosse mais clara, fácil e objetiva para alunos dos ensinos fundamental e médio, ou mesmo para quem vai fazer concurso e prefere estudar através de um livro com linguagem mais acessível.

Pois bem, a Gramática Escolar da Língua Portuguesa, do professor Bechara, vem para suprir essa demanda por um manual que seja simples e rico em exercícios, sem deixar de lado o estudo profundo do português.

Essa gramática, segundo a editora, visa preparar o leitor para utilizar com eficiência e correção, falando ou escrevendo, esse instrumento maravilhoso e fundamental de comunicação, a linguagem humana.

Ela traz exercícios de fixação dos conceitos apresentados na parte teórica, um capítulo especial sobre compreensão e interpretação de textos e, no final da obra, um índice de assuntos, para auxiliar a consulta dos estudantes.

Os capítulos estão numa ordem muito lógica, que auxiliam no estudo e na consulta por temas específicos. Veja:

  1. Oração simples, seus termos e representantes gramaticais: Introdução: Fundamentos da teoria gramatical, Capítulo 1: Sujeito e predicado, Predicado e seus outros termos constitutivos e Expansões do nome e do verbo.
  2. As unidades do enunciado: formas e empregos: Substantivo, Adjetivo, Artigo, Pronome, Numeral, Verbo, Advérbio, Preposição, Conjunção e Interjeição.
  3. Orações complexas e grupos oracionais: A subordinação e a coordenação – A justaposição, As chamadas orações reduzidas e As frases: enunciados sem núcleo verbal.
  4. Concordância, regência e colocação : Concordância nominal, Concordância verbal, Regência e Colocação (Apêndice: Figuras de sintaxe e vícios de linguagem).
  5. Estrutura das unidades: Elementos estruturais das palavras, Renovação do léxico e Lexemática.
  6. Fonemas: valores e representações. Ortografia: Fonética e fonologia, Ortoepia, Prosódia, Ortografia (Apêndices: Algumas normas para abreviaturas usuais e Grafia certa de certas palavras) e Pontuação.
  7. Para além da Gramática: Noções elementares de estilística, Noções elementares de versificação, Breve história externa da língua portuguesa e Compreensão e interpretação de textos (com exercícios resolvidos).

O capítulo intitulado Grafia certa de certas palavras (p. 644-653) e os exercícios de compreensão e interpretação intitulados Análise de textos fragmentados (p. 700-704) foram preparados pelo Professor Márcio Gonçalves Coelho.

Também é importante ressaltar que é uma obra que não termina em si mesma, já que o estudante ou leitor interessado em aprofundar em discussões teóricas está permanentemente convidado a consultar a Moderna Gramática Portuguesa, destinada, essa sim, a profissionais e estudantes de nível superior.

Você gostou deste post?

Vai fazer Concurso? Prepare-se com nossos cursos!


6 respostas

  • Silvino Alfredo Timbane

    Gostaria de receber um livro de gramática de lingua portuguesa

  • Auricélia

    Caro professor André, estou com uma dúvida atroz aqui: terminei de revisar um livro e ficou para trás a palavra – ou a expressão – bem vestido – ou bem-vestido. Preciso de ajuda urgente…Já procurei em várias fontes e só encontro dúvidas e mais dúvidas…O pior é que dou aulas de Português, fiz uma apostila e, nesta questão do bme, estou “dançando bonitinho”, como se diz aqui em Goiás. Agradeço se puder me ajudar. Obrigada.
    Observação: na dúvida, eu coloquei o hífem, tanto neste livro (que tenho que entregar amanhã), quanto em minha apostila e, nas aulas, sempre tento ensinar de uma forma que deixa margem à pesquisa, porque, na verdade, até agora, esta questão do “bem” é a que etá me dando mais trabalho…
    Desculpe não ter comentado o seu post, mas ainda está em tempo: a tabela está ótima, viu? Vou até citar em meu blog, pode? Ops!! Vi agora que escrevi “bme” ao invés de “bem”…e “hífem” no lugar de “hífen” – repara não, é a enxaqueca terrível e a dúvida atroz!

  • Junior

    Acabei de adquirir o livro Gramatica Escolar da lingua portuguesa e nao veio com o encarte com as respostas. Ele nao vem mesmo com o encarte e onde posso adquiri-lo?

  • Roberto

    Bem…Também tive o mesmo problema do colega aí de cima…comprei a gramática na saraiva e não me atentei ao fato de ter incluso o encarte…você poderia me indicar onde posso obtê-lo, mesmo que seja em pdf?

  • Patricia

    Então, Junior, você só vai poder adquirir o encarte com as respostas se for professor. Eu, sinceramente, não entendo essa política burra brasileira na qual os livros didáticos não vêm com suas respectivas respostas, você não pode querer ser autodidata, mas tem de depender de um professor. Acho isso um absurdo!

  • Juliana

    Bom dia!!!! gostaria de uma ajuda minha filha está no segundo ano mas não estou conseguindo ajudar, tenho duas perguntas para fazer. a) o que acontece com diminutivos terminado com ca e co??
    b) o que acontece com a letra L quando vem seguido da letra H??
    Aguardo resposta, obrigada pela atenção.
    Att: Juliana



Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Já ganhou seu livro?

Você já teve dúvidas na hora de escrever? Então essa é uma grande oportunidade de resolvê-las!

Veja o que você vai aprender com o livro Como Escrever com Clareza:

  • Conhecer seu leitor e criar um texto que atenda suas necessidades
  • Escolher as palavras certas para causar o efeito desejado
  • Estruturar seu texto para prender o leitor do início ao fim
Não, obrigado. Nunca cometo erros de escrita.

Cadastre-se e receba em instantes!

Seu e-mail não será divulgado.

Curso grátis: Novo Acordo Ortográfico

Receba atualizações do blog em seu e-mail e ainda aprenda tudo sobre as novas regras da Língua Portuguesa com o Curso grátis do Acordo Ortográfico, com o prof. André Gazola.

Seu e-mail não será divulgado.