Manual do Acordo Ortográfico, o que muda? Acento agudo

Depois de um tempo sem postar (a faculdade anda me matando!), estou de volta para falar do assunto do ano: o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

Muito, mas muito MESMO já foi discutido sobre as vantagens e desvantagens desse acordo. Alguns dizem que vai ser ruim, já que vamos ter que “reaprender a escrever” e as regras estão cada vez mais complicadas; outros dizem que vai ser muito bom para a Economia entre os países de língua portuguesa.

E você, o que acha sobre o acordo ortográfico?

O fato é que ele vai entrar em vigor a partir de 2009 e precisamos nos adaptar. Então, vou começar hoje um pequeno guia que busca esclarecer as mudanças, que nem são tão complicadas assim, afinal.

Mudanças na acentuação – O Acento Agudo

O acento agudo não será mais usado em três casos. Vamos ver cada um deles:

  1. Nos ditongos abertos ei e oi das palavras paroxítonas (aquelas que a penúltina sílaba é a mais forte). Isso significa que palavras como assembléia, heróico, idéia, jibóia e outras, passam a ser escritas sem acento. MAS deve-se ter cuidado com as palavras oxítonas, ou seja, aquelas que a última sílaba é a mais forte. Nesse tipo de palavra, como herói, ilhéu, chapéu, troféu, céu… o ACENTO CONTINUA.
  2. Nas palavras paroxítonas que têm i e u tônicos que formam hiato com a vogal anterior quando esta fizer parte de um ditongo. Por isso, palavras como baiúca, boiúna e feiúra deixam de ser acentuadas. MAS novamente há exceções. As letras i e u continuam acentuadas se formarem hiato, mas estiverem sozinhas na sílaba ou seguidas de s. Assim, baú, baús e saída continuam acentuados.
  3. O terceiro caso ocorre com palavras menos usadas: nos verbos que têm o acento tônico na raiz, com o u tônico precedido das letras g ou q e seguido e e ou i. Essa complicação acontece somente com os verbos argüir e redargüir conjugados: argúis, argúem, redargúis e redargúem. Eles não têm mais acento.
Pra resumir: cuidado com os ditongos abertos, com os hiatos e saiba diferenciar oxítonas de paroxitonas. Acento agudo é fácil fácil :-)

Você gostou deste post?


17 respostas

  • Anderson

    Como faço para estudar para aprender e nao so pra decorar a matéria

    o estudo ao passar do tempo se perde na mente?

    obrigado desde já

    abc!!!

  • marilia

    como eu uso o prefixo peri com a mudança – peri-insercional ou perinsercional ?

  • Patricia

    Olá! Meu nome é Patricia, sem acento, e gosto dele assim.
    Não acredito que esteja errado. É meu nome e ponto!
    Mas onde trabalho isso está sendo discutido (sou professora) e gostaria de saber se sou obrigada a escrever meu nome com acento ou não.
    Obrigada

  • Eliziane

    ola!! eu gostaria de pedir uma ajuda,eu não sou muito bem na materia de portuguêS e gostaria de saber o que posso fazer para aprender o mais rapido, pois ano que vem vou presta um vestibular!!!!obrigado

  • EDSON RIOS

    Senhores,

    quero saber se o nome, NATÁLIA, com o acento agudo, deve ser mantido, por ser nome próprio proparoxítono; e se o acento agudo foi ABOLIDO dos nomes próprios?
    Grato.
    EDSON RIOS

  • Ana Celia

    Queria saber mais um pouco sobre o uso do acento agudo nas palavras abertas!!

  • rones

    gostei muito

  • rones

    isso menmo ana celia saber mais sobre o acento agudo nas palavras abertas

  • Joseani

    Gostaria de saber se todo nome próprio e proparóxitona?

  • severo silva

    sem dúvida, esse esclarecimento foi, e é de fundamental importância para todos nós que, pretendemos nos aperfeiçoar em nossa ortográfia

  • Man-b DeSiGner

    Gostei da mudança, as pessoas devem reestudar para aperfeçoar mais as suas capacidade intelectual. Valeu bué

  • Neidimar

    Não entendi bem a explicação do segundo caso de “Mudanças na Acentuação” quando diz: “As letras i e u continuam acentuadas se formarem hiato, mas estiverem sozinhas na sílaba ou seguidas de s. Assim, baú, baús e saída continuam acentuados”. Não seria melhor dizer que as letras i e u continuam acentuadas se formarem hiato com vogal anterior quando esta Não fizer parte de um ditongo? Obrigada!

  • ana carolina

    O nome André continua com acento agudo?

  • Laura

    Minha professora escreveu na lousa: “Silêncio turma, minha cabeça esta doendo!”… Queria saber se está certo pois estava sem acento agudo na palavra ‘está’ e quando questionada sobre o assunto ela disse que se tratava do novo acordo ortográfico…Tá certo isso?

  • Ana Rúbia

    A palavra área, continua com acento?



Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber mais dicas de português e ainda meu livro
Como Escrever com Clareza?
Deixe seu e-mail abaixo:
Maravilha!
Verifique seu e-mail agora
Fechar

Chega de passar vergonha com ERROS DE PORTUGUÊS

Receba as dicas e macetes do prof. André Gazola em seu e-mail e nunca mais seja "O ANALFABETO" entre seus amigos.

Seu e-mail nunca será divulgado