Palavra do dia: Instintivo

Instintivo é um adjetivo relativo à instinto (do lat. instinctu).

Dizemos que uma determinada ação foi instintiva quando ela é espontânea e parte de um impulso natural, independente da inteligência ou da reflexão. Por exemplo, quando encostamos a mão em um panela muito quente, instintivamente nós a tiramos, sem pensar.

Nenhum de nós "pensa" ao levar um susto - é um comportamento instintivo

Nenhum de nós "pensa" ao levar um susto - é um comportamento instintivo

Usos na mídia

[…] para que não tenhamos medo de o receber, e porque quis suscitar em nós esse amor instintivo e natural com que tomamos qualquer criança nos braços e a amparamos e acarinhamos, cientes da sua total inocência e incapacidade de defesa […] [Agência Ecclesia]

Uma coisa os protestos em Atenas nos últimos seis dias deixam claro: o pouco caso instintivo dos gregos com a autoridade. [Abril.com]

Você gostou deste post?


2 respostas

  • Jenifer Hatten

    Olá Prof. André
    Gostei das dicas sobre vocabulário mas gostaria de acrescentar mais uma dica aos seus leitores, não sei se você permitirá. Enfim, descobri um material bem interessante para promover o aumento do vocabulário de forma rápida, divertida, lúdica e interativa.
    É o software “Aumentando seu Vocabulário”. Seus leitores poderão baixar a versão demonstração para experimentar. Está no site da Software, Ebook e Cia, no Superdownloads, na seção Pessoal e lazer e na Cia do Software, na seção de Cursos educativos. É uma ferramenta inovadora para o aprendizado destinado a vestibulandos.
    Se você permitir, fica a dica anotada.
    Outra coisa, gostaria de ter a indicação de um bom livro de Regência e concordância verbal para vestibulnados. Será que você pode me ajudar?
    Agradeço
    Jenifer

  • Anderson

    Olá… Apenas como sugestão, vocês podiam enviar, diariamente ou semanalmente, um e-mail aos usuários cadastrados com pelo menos uma dica de vocabulário.



Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber mais dicas de português e ainda meu livro
Como Escrever com Clareza?
Deixe seu e-mail abaixo:
Maravilha!
Verifique seu e-mail agora
Fechar

Chega de passar vergonha com ERROS DE PORTUGUÊS

Receba as dicas e macetes do prof. André Gazola em seu e-mail e nunca mais seja "O ANALFABETO" entre seus amigos.

Seu e-mail nunca será divulgado