Série dicas de estudo: Organizando suas anotações

Nesse terceiro artigo da série de dicas de estudo, vamos falar um pouco sobre como organizar suas anotações e aproveitar essa organização para melhorar seus estudos. Se você chegou agora, esta é a lista de posts já publicados:

  1. Você, a aula e o professor
  2. Preparando-se para a aula
  3. Organizando suas anotações
  4. Programando tarefas

Tome cuidado com suas anotações

Anotações bem organizadas, em ordem (de data, geralmente) e completas serão de grande ajuda quando chegar a hora de estudar para as provas.

Coloque a data de cada aula

Além de ajudar na hora de estudar, ter uma ordem cronológica é útil caso você perder alguma aula, pois você saberá exatamente qual a matéria faltante.

Escreva apenas em um lado da página

Imagine que depois de fazer anotações sobre vários tópicos, você descobre algo interessante sobre um deles que deve ser anotado. Se você usou uma ordem linear, utilizando ambos os lados da página com todos os assuntos, um depois do outro, você não terá espaço para fazer a nova anotação aí no meio. Ela acabará separada em outra folha.

Se, ao invés disso, você usar uma página por tópico/assunto, sempre haverá um espaço para novas informações.

Deixe uma margem larga

Ao escrever, deixe um espaço lateral de uns 4cm para que você possa fazer observações posteriores: acrescentar títulos ou subtítulos; colocar títulos de livros recomendados; recados para você mesmo do tipo “Perguntar ao professor”, “Por quê?”, “Quando?”, “Ler o texto da aula passada”, etc.

Use cores nas anotações da margem

Vermelho para aquilo que você precisa rever, azul para títulos e subtítulos, preto para referências ou outras coisas que você preferir. Caso você não tenha canetas coloridas, mude o jeito de escrever cada tipo de informação. Use MAIÚSCULAS, sublinhados, circule ou faça um quadrado ao redor do texto. O segredo é experimentar até descobrir um jeito que funcione para você.

Você gostou deste post?


Uma resposta

  • André HP

    Perfeito! Parabéns, aguardo a continuação de artigos… E ah, tem dia que não tem a palavra do dia. Eu sugiro que você crie vários posts e programe pelo wordpress para lançar, assim não atrapalharia nada em sua rotina, e teriamos exporadicamente a palavra do dia.

    Abraços!



Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber mais dicas de português e ainda meu livro
Como Escrever com Clareza?
Deixe seu e-mail abaixo:
Maravilha!
Verifique seu e-mail agora
Fechar

Chega de passar vergonha com ERROS DE PORTUGUÊS

Receba as dicas e macetes do prof. André Gazola em seu e-mail e nunca mais seja "O ANALFABETO" entre seus amigos.

Seu e-mail nunca será divulgado