Série dicas de estudo: Preparando-se para a aula

Nesse segundo artigo da série de dicas de estudo, vamos falar um pouco sobre como preparar-se para a aula e tirar maior proveito dela. Se você chegou agora, esta é a lista de posts já publicados:

  1. Você, a aula e o professor
  2. Preparando-se para a aula
  3. Organizando suas anotações
  4. Programando tarefas

Saiba mais sobre a matéria, antes da aula

Todo bom professor informa seus alunos sobre a matéria da próxima aula, ou pelo menos distribui um cronograma geral no primeiro encontro. Use essa informação para ler alguma coisa sobre a matéria antes que ela seja dada.Não é necessário tornar-se um expert, basta fazer uma pesquisa básica na internet e anotar algumas poucas linhas — isso é o suficiente para que você vá para a aula já sabendo do que se trata o assunto.

Qual a função disso? Se você já estiver familiarizado com alguns termos, conceitos, etc, fica muito mais fácil de seguir a explicação do professor. Isso também lhe dá uma idéia de quais tópicos são mais difíceis, assim você pode prestar ainda mais atenção nesses pontos e fazer perguntas.

Sempre tenha todo o material necessário para a aula

Textos, cadernos, calculadora, kit de réguas, lápis de cor e desenho, instrumento musical… seja o que for que você precise, mas leve com você. Além de ser chato pedir coisas emprestadas, você corre o risco de perder alguma parte importante da aula (ao ter que compartilhar ou devolver o material emprestado). Além disso, você ainda perde tempo procurando pelo empréstimo, e o professor verá que você não é um estudante muito organizado.

Você gostou deste post?


Uma resposta

  • jonas

    Boa noite, hoje eu estou aqui a procura de me conhecer melhor e sabe ser realmente tenho como voltar a estudar, depois de 15 anos sem frequentar uma sala de aula ou pegar um livro, sinto-me uma ernome vontade de crescer, profissionalmente, mas para isso sei que preciso muito do estudo que deixei para trás. Bom pouco mas de duas semanas atràs em meu trabalho eu conheci um novo morador que veio de Natal para mora aqui, em Maricà-RJ e assim que vamos apresentados vir que algo estaria prestes à muda em relação a mim, chamei ele para conhecer o local que tem praias, lagoas, montanhas, cachoeiras e uma repleta reserva ecológica, lá nesse passei ele me perguntou o porquê eu estava fazendo naquela portaria do condomínio. Hoje sou porteiro do condomínio que moro é só isso eu não entendi por que dar pergunta é ele me falou que eu sou uma pessoas como as outras e que ser ele conseguiu e estava conseguindo eu também conseguiria fazer o eném e tira segundo grau e fazer cursar uma faculdade de Turismo que é meu sonho.
    Então senhores estou aqui a procura de livros que possa me ajuda nos estudos para o eném deste ano tenho muitas dúvidas sobre mim e mesmo sobre o que eu tenho que enfrentar ao longo desta trajetória.
    Eu gostaria da ajuda de vocês como faço para baixar os livros de História, Biologia, fisiologia, sociologia, português, matemática e inglês todos volume único é que tenho um tablet de 10″ e como fico boa parte do tempo no trabalho tenho muitas horas livres pra estuda no tablet . Bom ser vocês pudesse me ajuda neste quesito eu ficaria muito grato, e as dicas que li acima foram muitos úteis para mim o livro de geografia esse meu amigo me emprestou mas os outros estão difíceis conseguir em escola ou em bibliotecas até mesmo por que tenho que levar eles pra casa pra estuda.

    Obs: Desculpe os erros. Seu amigo Jonas



Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber mais dicas de português e ainda meu livro
Como Escrever com Clareza?
Deixe seu e-mail abaixo:
Maravilha!
Verifique seu e-mail agora
Fechar

Chega de passar vergonha com ERROS DE PORTUGUÊS

Receba as dicas e macetes do prof. André Gazola em seu e-mail e nunca mais seja "O ANALFABETO" entre seus amigos.

Seu e-mail nunca será divulgado