Série dicas de estudo: Você, a aula e o professor

Nesse primeiro artigo da série, vamos falar de algumas coisas que podem ser feitas na sala de aula para aumentar seu desempenho, ou seja, aumentar seu entendimento sobre a matéria. Vale lembrar que nem sempre as notas espelham aquilo que o aluno sabe.

1. Chegue antes da aula começar

Chegando uns minutos antes, você terá tempo para se preparar mentalmente para a lição. Chegando exatamente no horário marcado, você acaba se sentindo estressado, pois não conseguiu parar um minuto sequer.

2. A partir do momento em que entrar pela porta, desligue-se de qualquer distração

Nós estudantes somos mais ou menos como rádios: podemos escolher em qual frequência sintonizar — ou escolhemos a frequência dos nossos amigos da aula, ou escolhemos a frequência daquilo que o professor está falando.

3. Sente-se na parte da frente e à direita da sala

Se possível, sente-se na metade ou do lado direito da sala. Eu não sei o porquê disso, mas a maioria dos professores parece ensinar para o próprio lado esquerdo. Então, se você estiver naquele lado da sala (direito seu, esquerdo do professor), você tem maiores chances de receber mais atenção. (Você vai perceber que muitos dos alunos “desleixados”  sentam bem no fundo e no lado esquerdo)

4. Faça contato visual com o professor

Não seja um daqueles alunos que olham pela janela, para um lápis, para a pessoa que está à frente, ou qualquer outro lugar; olhe para o professor! Ao fazer contato visual, você poderá se concentrar mais no que está sendo dito. Além disso, seu professor verá que você está interessado e continuará direcionando mais e mais atenção pra você.

5. Se você não entendeu alguma coisa, pergunte imediatamente

Nenhum professor vai se importar em explicar novamente alguma coisa, desde que você esteja ouvindo e tentando entender a explicação. Essa é outra vantagem de fazer contato visual — o professor sabe que você estava prestando atenção.

6. Se você continua não entendendo depois da segunda explicação…

Não tome mais tempo da aula. Fale com o professor depois e peça um tempo para você (ou aproveite enquanto a turma estiver fazendo exercícios). Depois de marcada a hora, esteja lá. Não use desculpas como “era hora do lanche” ou “eu precisava falar com fulano”. Se você realmente quer ir bem, precisará de alguns sacrifícios. E não espere que seu professor pare durante uma aula e outra para atender você — professores sempre têm outras aulas pra dar e não podem atender cada um a qualquer hora, mesmo que eles queiram.

Veja as dicas de estudo já publicadas:

  1. Você, a aula e o professor
  2. Preparando-se para a aula
  3. Organizando suas anotações
  4. Programando tarefas

Você gostou deste post?


Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber mais dicas de português e ainda meu livro
Como Escrever com Clareza?
Deixe seu e-mail abaixo:
Maravilha!
Verifique seu e-mail agora
Fechar

Chega de passar vergonha com ERROS DE PORTUGUÊS

Receba as dicas e macetes do prof. André Gazola em seu e-mail e nunca mais seja "O ANALFABETO" entre seus amigos.

Seu e-mail nunca será divulgado