Técnica de escrita: A pirâmide invertida

Escrito por em Escrever melhor: Básico

Uma dica do jornalismo: a técnica da pirâmide invertida. Esse método vai ajudá-lo a passar sua mensagem mais rápido. Ele foi desenvolvido por jornalistas por razões que são completamente irrelevantes hoje em dia… ou será que não?

O princípio da pirâmide invertida diz que você deve escrever a informação mais importante no início do artigo, seguida do próximo ponto em ordem de importância e assim por diante.

Na técnica da Pirâmide Invertida, o conteúdo principal aparece primeiro

Os jornais ainda usam esse princípio hoje em dia. Mas de onde ele veio?

Muitos historiadores dizem que a pirâmide invertida foi inventada no séc. XIX pelos repórteres de guerra que precisavam enviar suas reportagens por telégrafo. Por isso, eles enviavam o mais importante antes, em caso de a transmissão ser interrompida.

Eu sei que você está aí pensando “mas nós não mandamos muitos telegramas hoje em dia”. Você tem razão, mas apesar disso, continuamos mandando mensagens que podem ser facilmente interrompidas! Distração, impaciência, confusão e tédio; tudo isso pode impedir o leitor de terminar de ler as preciosas palavras que você escreveu.

Pessoas ocupadas esperam que quem escreve vá direto ao ponto. Caso contrário, elas procurarão outra coisa para ler.

Portanto, na próxima vez que você for escrever, decida qual é o ponto mais importante. O que você quer que as pessoas saibam? Diga isso primeiro!

Quer aprender ainda mais sobre como escrever melhor? Invista em sua carreira e faça o curso online de Redação e Escrita, um dos melhores do Brasil!

Você gostou deste post?

Vai fazer Concurso? Prepare-se com nossos cursos!


Uma resposta

  • EDMAR MCORREIA

    É tudo que realmente importa. O corpo de uma mensagem bem planejada prende, com toda certeza, a atenção de quem lê. E isso se aplica em todo tipo de comunicação, indo desde a poesia que busca atingir a alma até um recado escrito às pressas na face do espelho, em casa.



Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Já ganhou seu livro?

Você já teve dúvidas na hora de escrever? Então essa é uma grande oportunidade de resolvê-las!

Veja o que você vai aprender com o livro Como Escrever com Clareza:

  • Conhecer seu leitor e criar um texto que atenda suas necessidades
  • Escolher as palavras certas para causar o efeito desejado
  • Estruturar seu texto para prender o leitor do início ao fim
Não, obrigado. Nunca cometo erros de escrita.

Cadastre-se e receba em instantes!

Seu e-mail não será divulgado.

Curso grátis: Novo Acordo Ortográfico

Receba atualizações do blog em seu e-mail e ainda aprenda tudo sobre as novas regras da Língua Portuguesa com o Curso grátis do Acordo Ortográfico, com o prof. André Gazola.

Seu e-mail não será divulgado.